| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
Desde: 06/04/2010      Publicadas: 4      Atualização: 04/06/2010

Capa |  Textos e Reflexões


 Textos e Reflexões
  06/04/2010
  0 comentário(s)


O QUE MUDOU NO ENSINO-APRENDIZAGEM
UMA REFLEXÃO SOBRE AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
O QUE MUDOU NO ENSINO-APRENDIZAGEMOs paradigmas da modernidade trouxeram a reflexão de que a Educação não pode ser mais como antigamente. Há ainda quem acredite que os métodos escolares continuam os mesmos, isto é, um professor repassa conteúdos aos alunos. Mas na sociedade do século XXI nada mais é como antes. Sobre a educação, os professores que insistem em métodos tradicionais e antiquados têm encontrado dificuldades em exercer a profissão, uma vez que os alunos, principalmente os adolescentes, já dominam muito bem as novas tecnologias e consideram maçantes aulas apenas expositivas e sem nenhum atrativo tecnológico.
Sabe-se que, em muitos estabelecimentos de ensino, os alunos ainda sentam um atrás do outro e que o professor usa unicamente a fala e o quadro-negro para repassar os conhecimentos armazenados pela humanidade no decorrer de sua história. Entretanto, não dá para negar que existem outras maneiras e tecnologias para se construir conhecimento coletivamente e também apreender os conhecimentos já constituídos pelos que nos precederam.
Hoje existem TVs e DVDs disponíveis em praticamente todas as escolas, laboratórios de informática não são mais diferenciais de estabelecimentos particulares de ensino e, no Paraná, por exemplo, todas as salas de aula são equipadas com uma TV Pen drive que, além de receber imagens, sons e textos pelas vias convencionais de áudio e vídeo "lê" arquivos de jpeg, mpeg e mp3. Além disso, os professores constantemente participam de cursos de aperfeiçoamento tecnológico " inclusive à distância, por meio dos GTRs (Grupos de Trabalho em Rede), usando um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) no Moodle, disponibilizado aos professores pelo PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional). Além disso, a rede pública também dá a possibilidade de se construírem, no seu portal educacional, projetos como os Objetos de Aprendizagem Coletiva (OAC), Projeto Folhas, Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento, entre outros.
Pode ser que existam professores mais resistentes que se neguem a adaptar-se ao novo mundo tecnológico e continuem ensinando como antigamente, porém os recursos midiáticos mudaram toda a sociedade e a escola faz parte dessa nova sociedade e também mudou, portanto, os que insistem no conservadorismo e tradicionalismo ficaram defasados e, caso não mudem, podem até perder os seus postos de trabalho. Pois, nesse novo mundo, também predomina, mesmo, às vezes, contra a vontade de muitos, o discurso da Globalização, do Neoliberalismo, da Qualidade Total (no modelo Toyotista) e da Competitividade. E aqueles que não se adaptam vão ficando excluídos. Portanto, enquanto não se transforma o modo como a sociedade funciona (o modo capitalista, competitivo e excludente), é necessário acompanhar as mudanças tecnológicas e adaptar-se a elas.
Assim, o objetivo deste jornal é mostrar que a escola mudou e que processos de ensino-aprendizagem e métodos obsoletos são menos eficientes na sociedade tecnológica. Também se pretende aqui discutir a necessidade do uso de recursos didáticos mais atuais.


  Mais notícias da seção TICs na Educação no caderno Textos e Reflexões
04/06/2010 - TICs na Educação - A bom chargista meia piada basta
Atividade de planejamento para turma de 3º ano de Ensino Médio " Prof. João Pedro da Silveira...
20/04/2010 - TICs na Educação - A CONJUNTURA DA NOVA EDUCAÇÃO
O computador na sala de aula modifica a forma de dar aulas? Nisso, provavelmente, todos concordam que sim. Mas o que exatamente muda? É necessário pensar nas relações entre as pessoas, entre os professores e as tecnologias, entre os alunos e essas "máquinas" e entre professores e alunos. O que se pode destacar como mudanças provenientes do uso das...
20/04/2010 - TICs na Educação - UM POUCO DA HISTÓRIA
O desenvolvimento tecnológico no decorrer da história sempre transformou a sociedade....



Capa |  Textos e Reflexões
Busca em

  
4 Notícias